Lembra quando todos os consultórios que você ia, tinham o mesmo padrão?
Na sala de espera, sofás modulados e de canto, com um revisteiro numa ponta e o canto do balcão na outra. Geralmente em tons verdes, azuis ou naquele salmão listrado.
No consultório a decoração seguia o mesmo estilo, só trocávamos o sofá por uma maca alta e uma balança no canto.
Isso é coisa do passado e os ambientes sem identidade e “sem graça” deram lugar a espaços cheios de identidade e estilo, trazendo mais conforto ao paciente.
Pensando nisso, vamos te ajudar a se inspirar para transformar seu consultório num lugar único e cheio de personalidade!
Em primeiro lugar, é preciso humanizar o espaço e trazer mais vida para dentro dele. Com os móveis certos, você poderá trazer mais praticidade e conforto não só para os seus pacientes, como também para você!
Devemos lembra sempre que, mesmo para uma consulta de rotina, ir ao médico ou dentista não é o programa preferido das pessoas. Por isso, proporcionar um ambiente acolhedor faz toda diferença.
E tudo começa com a escolha das cores. Fugir dos tons comuns de um hospital, por exemplo e investir em cores diferentes e que destaquem os pontos forte do ambiente, é uma ótima opção.
Aproveite para explorar a luz natural do ambiente e, caso não seja possível, lustres e lâmpadas com designers diferenciados, podem valorizar a decoração e maneiras incríveis.
Decida também os acabamentos. Pisos e papeis de parede podem ser como você sempre quis, mas também precisa ser práticos, tanto para o uso como para a limpeza. Porcelanato e pisos frios são os mais indicados nesses casos.
Agora, pensando na parte do mobiliário, você precisa de praticidade e espaço, sem perder o estilo!
Claro a questão espaço é relativo, já que você pode ter um consultório simples ou um local com antessala, recepção e consultório em si. Por isso, é válido pensar em móveis que se “conversem” de um ambiente ao outro.
Pense em todos os espaços. Gavetas, prateleiras e portas que serão necessárias para manter tudo em ordem, no seu devido lugar. Não esqueça de deixar alguns locais especiais para a decoração com quadros decorativos, plantas e flores. Vale colocar fotos pessoais também – mas sem exageros – para deixar o ambiente mais humanizado.