Decore Ambientes

Diferença entre MDP e MDF!

Quando você decide fazer móveis planejados, um dos pontos mais importantes é saber escolher o material que será usado na produção. Atualmente, a maioria dos móveis são fabricados a partir de dois materiais diferentes: MDP ou MDF. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre eles.

Quando você decide fazer móveis planejados, um dos pontos mais importantes é saber escolher o material que será usado na produção. Atualmente, a maioria dos móveis são fabricados a partir de dois materiais diferentes: MDP ou MDF.

E, embora passem por processos muito semelhantes de fabricação, cada um deles possui características próprias e se adaptam melhor a certos ambientes. Os dois materiais são ecologicamente corretos, feitos a partir da madeira das árvores de florestas renováveis, muito resistentes e excelentes para receber acabamentos.

Aqui na Decore, trabalhamos com os dois materiais. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre eles.

 

Afinal, o que é o MDF?

MDF é uma sigla para Medium Density Fiberboard, ou placa de fibra de média densidade.
Esse material é caracterizado como um painel formado por fibras de madeira, unidas com uma resina por meio de pressão.

É composto por camadas externas de densidade superior e uma camada de máxima uniformidade, que garante um excelente acabamento.
É versátil e possibilita cortes em diferentes formatos e direções.

 

 

 

E MDP, o que é?

O MDP, Medium Density Particleboard ou aglomerado de média densidade, é um painel formado por pequenos fragmentos de madeira com resina compactada em alta temperatura e pressão. A fabricação do MDP é composta por três camadas, uma mais grossa no centro e duas mais finas na superfície, o que deixa as chapas mais leves, sem perder a resistência.
E lembre-se: o MDP não é a mesma coisa que o conhecido aglomerado, que é feito a partir de resíduos mais finos, como pó ou serragem.

 

 

 

 

E agora, MDP ou MDF?

A principal diferença entre MDP e MDF é o processo de fabricação, o que dá a esses materiais características próprias, servindo a propósitos distintos. Mas, uma das principais diferenças para se levar em consideração os dois materiais, é o tipo de corte que será feito para o projeto.

Enquanto o MDP é indicado para peças retas e planas, o MDF é mais versátil, e funciona bem em diferentes ângulos e formas.

O MDF, por ser mais maleável pode sofrer danos quando recebe parafusos e pregos e é menos resistente ao peso. Já o MDP é mais indicado para a fixação de parafusos e pregos e pode receber mais peso.

Quando falamos de acabamento, os dois materiais permitem uma pintura de excelente qualidade, a única diferença é que o MDF absorve menos tinta que o MDP.

O MDF é mais resistente a atritos, mas não funciona tão bem quanto o MDP em ambientes úmidos. De certa forma, não existe um material melhor ou pior que o outro. O que existe é qual deles é mais indicado para o tipo de projeto que será feito.

Na Decore, trabalhamos com os dois materiais, mas somente na hora de realizarmos o seu projeto, poderemos definir qual deles ficará melhor no seu ambiente.